Igor Miguel

Manifestação dos Imigrantes

Senegaleses-23 

OPR - Organização pelos Refugiados me convidou para cobrir as manifestações dos Senegaleses imigrantes que aconteceu em Florianópolis nesta última sexta 07/04.
É uma situação bem complicada mas tentarei sintetizar: Senegal apesar de não ser uma área com conflitos internos – como outros lugares da África –  é um dos países mais pobres então a migração acaba sendo uma opção para fugir da pobreza extrema e de situação que violam os direitos humanos. Porém, a legislação brasileira não reconhece refugiados econômico (como é o caso) como refugiado, o que torna a vinda para cá muito mais custosa e a integração a sociedade também mais difícil.
Chegando em Florianópolis encontram a língua como mais uma barreira para se estabelecer e conseguir um trabalho – mesmo as pessoas que tenham formação acadêmica, ou que dominam a língua não conseguem emprego. Como os Senegaleses precisam se manter, a opção que encontraram é revender produtos trazidos de São Paulo nas ruas do Centro de Florianópolis. Este trabalho não é regulamentado então ficam à mercê de intervenções policiais, que, como relatam, são selecionadas e intensificadas contra estes imigrantes – marcadas pela violência e insulto xenofóbicos. Como resultado das abordagem, mercadorias e pertences pessoas são apreendidos e logo “somem” na delegacia.
O pedido dos manifestantes é simples: respeito, paz, e oportunidade seja com vagas de trabalho, seja com alvarás da prefeitura para que possam seguir com suas vendas.

Confira as fotos:
 
Senegaleses-2 Senegaleses-4 Senegaleses-5 Senegaleses-6 Senegaleses-7 Senegaleses-8 Senegaleses-10 Senegaleses-11 Senegaleses-12 Senegaleses-13 Senegaleses-15 Senegaleses-18 Senegaleses-19 Senegaleses-21 Senegaleses-22

Vídeo da Manifestação:
 

 Recadinho da Organização Pelos Refugiados para os senegaleses:

Nenhum comentário

Postar um comentário